Big Bang

Gen Danza – Uruguai

Explorando conceitos da física e da cosmologia, o espetáculo procura transformar em dança o fenômeno da criação do universo. Em cena, os dançarinos traduzem em seus corpos os movimentos das moléculas durante a grande explosão, o Big Bang. Um “concerto de dança contemporânea”, nas palavras da diretora Andrea Arobba, a peça dilui a fronteira entre música e performance e indaga sobre nosso lugar no mundo, por meio de personagens que sabem quase nada sobre o tema, mas que buscam, com incansável entusiasmo, alguma pista do que deveriam fazer aqui.

A trilha sonora executada ao vivo foi composta coletivamente para o espetáculo, com a colaboração do cineasta e artista visual uruguaio Pablo Casacuberta. O processo criativo ainda teve outras participações: os 14 artistas do corpo de baile receberam o físico Ernesto Blanco e o expert em robótica Alvaro Cassinelli, para ajudar na compreensão de processos científicos e na concepção de movimentos que tinham como referência a estrutura básica da matéria. Dessa parceria, surgiram também artefatos tecnológicos para o palco e recursos de iluminação.

Bailarina, coreógrafa e professora da Escola Nacional de Dança de Sodre, no Uruguai, Andrea Arobba é diretora do Gen Centro de Arte y Ciencias e curadora do Ciclo Solos al Mediodía, do Teatro Solís, no Uruguai